1 - O Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) é uma nova modalidade de ensino?
Não, o Pecim é um programa que propõe um modelo de gestão de excelência nas área didático-pedagógica, educacional e administrativa nas escolas públicas de ensino regular do ensino fundamental e médio.
2 - O Pecim é a militarização da escola?
Não, os militares atuam como colaboradores da gestão e da organização escolar, são apoiadores das ações desenvolvidas pela escola com atuação mais expressiva na área educacional nas atividades extraclasses sob a liderança do diretor(a) da escola.
3 - A Escola Cívico-Militar(Ecim) do modelo Pecim terá o seu Projeto Político- Pedagógico alterado?
Não, a escola tem autonomia para a elaboração do seu projeto político- pedagógico conforme as legislações federal, estadual, distrital e municipal.
4 - A Escola Cívico-Militar(Ecim) do modelo Pecim interfere na apresentação pessoal dos alunos?
O Pecim tem diretrizes próprias e não apresenta este tipo de orientação, a escola elabora suas normas de convivência com a participação de todos os componentes da equipe escolar.
5 - Os Militares ministrarão aulas nas Ecim?
Não, os militares não atuarão em sala de aula, serão apoio no acolhimento e preparo dos alunos na entrada dos turnos, no intervalo de aulas e nos períodos de encerramento dos turnos. Colaborarão também nos projetos educativos extraclasses e na busca ativa dos alunos.
6 - O modelo Pecim é implantado desrespeitando os anseios da comunidade?
A implantação do Pecim é realizada obedecendo aos princípios democráticos por meio de consulta pública de todos os segmentos que compõem a equipe escolar, pais, professores e funcionários.
7 - A Ecim do Pecim seleciona os alunos através de critérios de desempenho escolar?
A Escola atua considerando os princípios da educação pública, portanto não há seleção de alunos para acesso e permanência nas Unidades Escolares do Pecim. Os critérios utilizados para a escolha da escola estabelecem que sejam Unidades Escolares de baixo IDEB e que tenham alunos em Vulnerabilidade social, é nesta realidade que o Pecim pretende contribuir na melhoria da qualidade Educacional.
8 - Os Militares são preparados para atuarem nas Unidades Escolares de acordo com os princípios e normativas das Secretarias de Educação e do Pecim?
A Decim (Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares) oferece formação/capacitação aos militares que atuam e atuarão nas Ecim por meio de reuniões com orientações técnicas e palestras sobre os princípios do Pecim, legislações da Educação e disponibiliza curso pela avamec referente as diretrizes das escolas cívico-militares a todos os profissionais das Ecim.
9 - O Pecim diminui o papel do professor?
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares visa o protagonismo do professor. O monitor/militar é um suporte para organização da rotina da escola possibilitando ao docente uma gestão mais efetiva no tempo e na aula. O militar contribui na gestão educacional promovendo harmonia e auxiliando no desenvolvimento de valores humanos e cívicos.
10 - Os Alunos das Ecim tem uso obrigatório de uniforme militar?
As Diretrizes das Escolas Cívico-Militares sugerem dois tipos de uniformes, o formal que personaliza a escola cívico-militar e o esportivo. As Unidades de Ensino têm autonomia para definirem o que atende melhor a realidade da escola e o desejo da comunidade escolar.
11 - Os Militares/Monitores têm atribuições específicas?
Os Monitores além de apoiar a organização da rotina escolar atuam no desenvolvimento de atividades cívicas, na redução do abandono e evasão e na diminuição da violência escolar.
12 - O Pecim fará interferência no currículo elaborado pelas escolas a partir da BNCC?
Não, as escolas continuam com a programação curricular e normativos conforme as secretarias de educação orientam. As diretrizes do Pecim tem como objetivo a melhoria da gestão nas áreas administrativa, didático pedagógica e educacional.