O Ministério da Educação (MEC), por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim), realizou uma visita técnica à Escola Estadual Cívico-Militar (Ecim) de Águas Lindas, Goiás, na quarta-feira (30/03). O objetivo da visita foi verificar o estágio de implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) na instituição.
A Escola Estadual Cívico-Militar de Águas Lindas aderiu ao Pecim em 2020. Atualmente, tem cerca de 1.500 estudantes distribuídos entre o ensino fundamental e o ensino médio. Durante a ocasião, a equipe do MEC escutou alguns estudantes e conheceu os representantes da Ecim, além de visitar as instalações, como as salas de aula, o laboratório de informática e a sala de professores.
A comitiva também foi convidada a acompanhar a cerimônia de formatura do oitavo ano do ensino fundamental, que ocorreu na data da visita. Os representantes do MEC e da Ecim discursaram durante a solenidade, apresentando os objetivos e as experiências proporcionadas pelo Programa. No final do evento, alguns estudantes ainda deram depoimentos espontâneos sobre como a nova escola impactou em suas vidas.
A comitiva da Decim responsável pela visita foi composta pelo coordenador-geral de implementação do modelo cívico-militar, Wladimir Bezerra Luz; coordenador regional do Pecim na região Centro-Oeste, Júlio César de Andrade Rocha; subcoordenador regional, Wagner Hércules Peçanha. Essa comitiva foi recebida pelo diretor, José Júlio, e pelo coordenador especial da Ecim, Ciro César. Também participaram da ocasião o superintendente de Segurança Escolar e Colégios Militares e Escolas Cívico-Militares de Goiás, Mauro Vilela, e o ponto focal do Pecim no Goiás, Vinicius Jorge Batista.
O Programa
As Ecim fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, que é uma iniciativa do MEC em parceria com o Ministério da Defesa (MD). O Programa foi implantado em 2020, a fim de apresentar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e o apoio dos militares. Devido ao sucesso do Programa, a meta inicial, que era implantar, até 2023, 216 Ecim em todo o Brasil, foi antecipada e deverá ser atingida ainda neste ano de 2022.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB