Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, o Ministério da Educação(MEC), por meio da Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim) realizará a formação e orientação técnica sobre a certificação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A formação será voltada para os pontos focais das regiões e diretores das Escolas Cívico-Militares que aderiram ao Pecim em 2020 e 2021. Essa ação está prevista no Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, e faz parte das competências do MEC orientar a certificação do nível básico e nível intermediário.
A metodologia da certificação foi desenvolvida em uma parceria entre a Decim com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade de Brasília (UnB) e teve como objetivo demonstrar que o modelo de gestão do Pecim é efetivamente aplicado nas escolas.
A Certificação do Pecim está dividida nos níveis básico, intermediário e avançado. Sendo estes:
Nível Básico: nível inicial da certificação em que deve ser considerado se a escola conseguiu implementar os requisitos básicos do modelo de gestão do Pecim contido na Diretriz das Escolas Cívico-Militares.
Nível Intermediário: devem ser observados os primeiros resultados obtidos nos objetivos estratégicos e iniciativas estratégicas do Pecim;
Nível Avançado: devem ser apresentados os resultados dos objetivos estratégicos e das iniciativas estratégicas, os resultados de impacto e de atingimento do objetivo do Programa.
O Pecim foi instituído para implantar o modelo de gestão de excelência em unidades escolares públicas do ensino regular, em escolas que ofereçam as etapas finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Assessoria de Comunicação Social do MEC