O Governo Federal promoverá, por meio do Ministério da Educação (MEC), uma reunião virtual com a finalidade de oferecer orientação técnica sobre a adaptação e a readaptação das forças auxiliares que atuam no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Policiais militares e bombeiros vinculados ao Programa receberão orientações entre os dias 18 e 22 de outubro.
O Pecim, estabelecido por meio do Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, prevê ações de sua competência, como a promoção de capacitações para todos os profissionais envolvidos no Programa. Dessa forma, o MEC já havia realizado, entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro deste ano, uma reunião com os coordenadores regionais, oficiais de gestão escolar, oficiais de gestão educacional e monitores nas Escolas Cívico-Militares (Ecim). Ao todo, 330 profissionais participaram da formação.
Durante a primeira reunião, foi realizada uma atualização do Pecim como um todo, com um diagnóstico das possibilidades e limitações do Programa. Além disso, foram apresentados conceitos sobre a certificação que será adotada pela Universidade de Brasília (UnB), três estudos de caso sobre planejamento estratégico e sobre o Projeto Valores.
Nessa segunda edição da reunião, os participantes também poderão receber as orientações por videoconferência. A formação contará com a apresentação de material por slides e serão disponibilizados materiais de aprofundamento aos participantes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB