O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) promoveu, durante a última semana, um workshop direcionado ao planejamento estratégico das Escolas Cívico-Militares. Os diretores, pontos focais, oficiais de gestão escolar e coordenadores pedagógicos e regionais de todas as regiões do país foram atendidos.
A região Norte foi a primeira a ser atendida pelo workshop. Na primeira semana de capacitação, a gerente de projetos Marialba Carneiro, ficou responsável por conduzir os encontros. Os marcos que compõem o planejamento estratégico das Ecim (marco desejado, marco atual e marco estratégico) foram o foco das reuniões da última semana.
Marialba conta que o modelo do Pecim está centrado no planejamento estratégico e, por isso, a Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim) prima pela capacitação de todos os pontos focais do Programa. "O objetivo do workshop é tratar item a item do planejamento estratégico das Ecim. O projeto político-pedagógico da escola é de autonomia da escola, mas a proposta pedagógica tem que estar alinhada ao Pecim", conta a gerente de projetos.
Wanderluce Veiga, ponto focal do Pecim na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, participou do workshop na última segunda-feira (19) e parabenizou a coordenação do Programa e a organização do evento. "O workshop traz segurança para quem está aderindo ao Programa nos estados, porque conseguimos visualizar o que nós vamos ter que fazer daqui para frente. Nós já temos um cronograma com todas as etapas", afirma o ponto focal.
Ela conta, ainda, que além das capacitações promovidas pela Decim, a Diretoria vem realizando outras ações que permitem que os pontos focais tenham contato direto com o Ministério da Educação (MEC). "Foi disponibilizado um e-mail para tirar dúvidas, foi criada uma plataforma oficial, além de um grupo no WhatsApp que foi criado com os diretores e os pontos focais para envio de informações. O Pecim tem uma sensibilidade técnica muito grande", afirma Wanderluce.
O ponto focal do Pecim aproveitou a oportunidade para agradecer ao MEC pela viabilização do Pecim no estado de Rondônia. "Nós temos uma escola implantada em 2020 e duas em processo de implantação neste ano. Essa experiência de 2020 já nos mostrou bons frutos. O estado de Rondônia só tem a agradecer ao MEC pela atenção e viabilidade do Programa aqui no estado", concluiu Wanderluce.
Assessoria de Comunicação Social do MEC