A Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim) participou, na última sexta-feira (18), de uma reunião junto à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). A reunião teve como pauta a atualização do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) e a apresentação do modelo de Escola de Gestão Compartilhada do DF.
Participaram da reunião o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, Gilson Passos de Oliveira; o coordenador-geral de Acordos e Cooperação Técnica do Decim, Sérgio de Assumpção Viegas; o coordenador-geral de Implementação do Modelo Cívico-Militar, Freibergue Rubem do Nascimento; além do secretário-executivo de Gestão Integrada da SSP/DF, Dr. Alciomar Goersch; e do subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhadas da SSP/DF, coronel PMDF, Alexandre de Lima Ferro.
O principal objetivo da reunião foi trocar experiências sobre as ações implementadas pela Secretaria de SSP/DF nas Escolas de Gestão Compartilhada e pelas Escolas Cívico-Militares (Ecim). “A visita da Decim à Subsecretaria de Escolas de Gestão Compartilhada da SSP/DF foi uma oportunidade de conhecer as iniciativas implementadas por eles nas suas escolas, uma vez que o programa da Secretaria possui praticamente o mesmo tempo de existência do Pecim”, afirma o diretor Gilson Passos.
As Escolas de Gestão Compartilhada são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública do DF. O modelo foi inaugurado em janeiro de 2019 e conta com 10 escolas atualmente. Trata-se de colégios cívico-militares que têm a gestão pedagógica gerida pela secretaria de educação, e a gestão disciplinar realizada pela SSP/DF, por meio da Polícia Militar e/ou do Corpo de Bombeiros Militar.
O governo do DF criou, em 2019, uma subsecretaria para realizar a gestão do projeto das escolas cívico-militares de gestão compartilhada e apoiar a adesão de escolas públicas ao Pecim. "A subsecretaria segue essas diretrizes e se empenha continuamente para atender ao desejo do governo local de trazer mais escolas cívico-militares para o Distrito Federal", afirma o coronel Alexandre Ferro.
O diretor Gilson Passos ressalta que a diretoria está verificando a possibilidade de algumas das ações implementadas nas Escolas de Gestão Compartilhada serem aproveitadas pelo Pecim como boas práticas executadas por aquelas escolas.
Alexandre Ferro afirmou que a reunião foi muito proveitosa para ambas as partes e que a população de Brasília será a mais beneficiada com essa troca de experiências. “Essa reunião foi muito proveitosa, tanto para o modelo local quanto para o Pecim. Quem sai ganhando mais com tudo isso é a população do Distrito Federal que vai ter um modelo mais aperfeiçoado com essa troca de experiências”, disse o coronel.
Assessoria de Comunicação Social do MEC